quarta-feira, 30 de setembro de 2009

QUANTUM


Misteriosa

Quântica mecânica,

Dos clássicos caminhos da Física

Quatro séculos incompleta

No quantum de energia

Elétrons saltam e são

E não estão:

Para onde vão?


Quântica vida

Conexão não local

Compartilha

Saltos quânticos

De elétrons, faça chuva,

Faça sol.


A música do átomo

Tem nome complicado

- padrão ondulatório-

Na Terra, no ar,

Em Andrômeda

Ou Dacar.


Quero ver o elétron

Verei se o observar.

Cuidado!

Descontínuos

Saltos quânticos

Ora onda - mundo criativo-

Ora partícula,

Trata-se da ondícula.


O Universo independe de mim.

Penso outra vez.

Trago minha consciência.

Escolho. Não é isso. Não é aquilo.

Ondas de possibilidades,

Consciente, observo, sou o sujeito.

Escolho, logo existo.


Noite e dia

Onde sei que eu sei

Onde estou

Nada existe fora da consciência.

Passagens, ruas

Carros, jardins e a Lua.


Não localidade é onde ocorre a conexão

Imediata, instantânea, entre sujeitos apaixonados,

Entrelaçados – conhecidos não são.

No domínio da transcendente realidade,

O amor habita a não localidade.


De: Angélica Tulhol, direitos reservados, 2009.

Imagem: Fotosearch, royalty free.

3 comentários:

  1. Gosto, Angélica, do seu Quantum. Física quântica pra mim só assim, poetizada. Senão não entendo patavinas, bulhufas, néris.

    ResponderExcluir
  2. Viva!! Há "quantum" tempo você não aparecia!!
    Depois que li "O universo autoconsciente" eu me empolguei e fiz este poema.Um dia desses ainda vou enviá-lo ao Goswami para o aval dele.
    Abraço prá você!
    Angélica

    ResponderExcluir
  3. Neo-Orkuteiro,René Descartes,importantíssimo representante da Física Clássica- a Física do mundo físico- dizia : "Penso, logo existo"; o legal da Física Quântica é exatamente expressar-se assim: "Escolho, logo existo."
    Abraço,
    Angélica

    ResponderExcluir

Seguidores