domingo, 13 de setembro de 2009

Yoga

"De acordo com o Bhagavad Gita, há três grandes sendas, todas elas denominadas yoga. Yoga é uma palavra sânscrita que significa "união" ( etimologicamente, a palavra inglesa yoke [ jugo,canga] tem a mesma origem). (...) As três yogas enfatizadas no Gita são as seguintes:

1. Jnana yoga, o caminho para iluminar o intelecto com a inteligência ( buddhi). Jnana, palavra sânscrita, significa conhecimento.
2. Karma yoga, o caminho da ação no mundo. Karma é a palavra sânscrita que significa ação.
3. Bahkti yoga, o caminho do amor. Bahkti é a palavra sânscrita para devoção, embora o espírito da palavra aproxime-se muito de amor.

Essas três yogas não são absolutamente exclusivas do Gita ou da tradição hinduísta. A Jnana yoga é muito popular no zen-budismo. O catolicismo tende a preferir a karma yoga ( a capacidade de efetuar transformação por meio de ações conhecidas como sacramentos) e o protestantismo depende fortemente do caminho do amor.( O amor da fé é retribuído pelo amor conhecido como graça, mas ninguém pode alcançar a graça através da ação).(...)

Todas as três yogas - ação, amor e sabedoria - são empregadas simultaneamente em todos os estágios do autodesenvolvimento. No budismo, reconhecemos explicitamente essa natureza espiral das diferentes yogas. Se estudarmos a senda óctupla do Buda, encontraremos nela todos os três caminhos. Usamo-los juntos, cada caminho realçando o outro. Quanto mais agimos sem o fruto da ação, ou quanto mais meditamos, mais somos capazes de amar. Quanto mais amamos, mais madura se torna nossa sabedoria. Quanto mais sábios somos, mais natural é a ação desinteressada.(...)"

De: "O universo autoconsciente", Amit Goswami, ed. Aleph,2007.

2 comentários:

  1. Olá Angélica!
    O Yoga é sem dúvida um pleno exercício de autoconhecimento e um excelente canal para a interação cósmica. Parabéns pelo inusitado do texto.
    Apareça nocantinhodacurva, tá?!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dalton, vou aparecer já!
    Beijocas,
    Angélica

    ResponderExcluir

Seguidores