sábado, 16 de maio de 2009

Os quatro rabinos


"Uma noite quatro rabinos receberam a visita de um anjo que os acordou e os levou para a Sétima Abóbada do Sétimo Céu. Ali eles contemplaram a sagrada Roda de Ezequiel. Em algum ponto da descida do Pardes, Paraíso, para a Terra, um rabino, depois de ver tanto esplendor, enlouqueceu e passou a perambular espumando de raiva até o final dos seus dias. O segundo rabino teve uma atitude extremamente cínica. "Ah, eu só sonhei com a Roda de Ezequiel, só isso. Nada aconteceu de verdade." O terceiro rabino falava incessantemente no que havia visto, demonstrando sua total obsessão. Ele pregava e não parava de falar no projeto da Roda e no que tudo aquilo significava...e dessa forma ele se perdeu e traiu sua fé. O quarto rabino, que era poeta, pegou um papel e uma flauta, sentou-se junto à janela e começou a compor uma canção atrás da outra elogiando a pomba do anoitecer, sua filha no berço e todas as estrelas do céu. E daí em diante ele passou a viver melhor."


De: "Mulheres que correm com os lobos", Clarissa P.Estés, p.49, 1992, Ed. Rocco Ltda. Nota da autora: Numa versão talmúdica dessa história entitulada "Os quatro que entraram no Paraíso", os quatro rabinos entram no Pardes, para estudar os mistérios celestes e três deles enlouquecem de uma forma ou de outra quando põem os olhos na Shekhinah- a antiga divindade feminina. (p. 579)

Foto:http: //images.google.com.br/images?q=sleeping+child+royalty+free+images&sourceid=navclient-ff&rlz=1B3GGGL_pt-BRBR274BR275&um=1&ie=UTF-8&ei=xkIPSq2zA4Sstger0ayACA&sa=X&oi=image_result_group&resnum=1&ct=title

2 comentários:

  1. Bela alegoria, Angélica! A arte sempre nos faz viver melhor.
    Parabéns também pela beleza, pelo bom gosto e pela originalidade do 'Canta AMBiente'. Voltarei mais vezes.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Você é muito bem vindo, Dalton! Obrigada!
    Abraço,
    Angélica

    ResponderExcluir

Seguidores